quarta-feira, 25 de maio de 2011

Policias civil e militar desarticulam grupo de estelionatários.

O grupo formado por três estelionatários, dois irmãos e um amigo, agia na região há pelo menos dois meses e o alvo eram carros. Os envolvidos foram capturados em uma operação conjunta das polícias civil e militar no último fim de semana. Eles agiam dentro do município de Altamira. Os acusados foram presos em belo monte há 65 km da sede do município.   Um dos acusados é Edivam de Souza de 28 anos. Ele entrou em contradição durante o depoimento. Dos 3 envolvidos no crime de estelionato, Edivam foi o único a dar explicações a imprensa. De com sua versão o veículo pertencia a sua família e teria sido roubado, e que ele estaria na região para recuperá-lo.

Os policiais encontraram vários documentos falsificados que eram utilizados para aplicar o golpe e enganar as vítimas. Uma delas seu Manoel Duarte. De acordo com ele os homens o abordaram dizendo que o carro recém adquirido por seu Manoel estava sendo apreendido. Para as vítimas os três se passavam por oficiais de justiça e segundo a polícia vinham atuando em toda a região.

Seu Manoel disse que o carro foi comprado por quase  10 mil reais de um conhecido por isso chegou a acreditar que o mandado de busca era verdadeiro e acabou entregando o veiculo para o grupo, que apresentava sempre documentos falsos e com erros grotescos de português, e não detectados pelos olhos das vítimas. Um deles, nesta frase: “designasse para autoridade competente a recolher o seguinte veiculo” para a polícia, as provas do crime de estelionato é a obtenção de vantagem que causa prejuízo a outra pessoa, induzindo a mesma a ao erro, o que foi suficiente para manter o trio na cadeia.

A policia acredita que a facilidade para esses tipos de crimes está relacionada a compra de veículos financiados que acabam sendo vendidos à terceiros sem a quitação do automóvel. O chamado “FINAN” .

Concessionária de motos é furtada

Foi na madrugada de sábado que a empresa Xingu Motos acabou sendo alvo de bandidos. A     loja foi saqueada e vários objetos furtados. Um prejuízo que ultrapassa 200 mil reais. Só na tarde desse domingo é que os proprietários e funcionários ficaram sabendo do ocorrido.
Os ladrões entraram na concessionária pelo telhado. Desceram por uma corda e saquearam a loja. Um pedaço de madeira que ficou preso ao telhado pode ter sido usado para danificar o teto para dar passagem aos ladrões. Marcas de mãos e pés dos bandidos ficaram espalhadas na parede, e algumas motocicletas chegaram a ser danificadas.
O escritório da empresa ficou totalmente revirado. Um notebook foi levado. Cartões de crédito e talões de cheques em nome da empresa também foram furtados. O empresário proprietário da concessionária solicitou cautela aos lojistas na hora de receber alguns desses cheques, que já estão cancelados.
Uma sala onde ficam peças de motocicletas, foi o principal alvo dos ladrões. No local eles   encontraram o cofre da empresa. Ainda não é possível dizer se algum veiculo foi levado. Essa possibilidade não está descartada, porque na hora de fugir, os ladrões arrombaram um portão que fica nos fundos da loja e dá acesso a via pública. 
Esta é a segunda vez que a concessionária é alvo de bandidos. Um boletim de ocorrência já foi feito na delegacia de polícia. De acordo com levantamento parcial feito em relação aos prejuízos, eles já ultrapassam duzentos mil reais.



Rastro de destruíção deixado pelos ladrões

Familiares de internos do centro de recuperação de Altamira realizam manifesto e pedem audiência

A manifestação aconteceu em frente ao fórum da cidade na manhã desta terça-feira. Famílias de detentos que estão no Centro de Recuperação de Altamira dizem estar cansados de correr para a justiça em busca de solução para alguns processos. Todos pediram mais respeito para os internos e dizem estar preocupados com as freqüentes rebeliões que ocorrem

Juíz sai do gabinete e fala com manifestantes
Entre as reivindicações dos familiares está a visita de representantes do CN, conselho nacional de justiça que em 2010 visitou Altamira e apontou durante as vistoria dezenas de irregularidades. Entre elas a superlotação. Atualmente o presídio possui mais de presos e sua capacidade é para 156.

O primo de Dayse cumpre pena há 2 anos e segundo ela todos na família temem pela vida do parente, isso por causa das rebeliões e tentativas de fuga. “eu sei que ele tem de pagar pelo que cometeu, mas ele também tem direito e deve ser respeitado”, disse.

Maria de Jesus conta que vive entre o presídio e o fórum de Altamira há dois anos.  O filho dela foi condenado há mais de 6 anos de reclusão, e agora o que ela tenta é a redução da pena ou a inclusão do jovem no semi-aberto. “agente fez essa manifestação porque estamos cansados de buscar a justiça e não ter resposta. Pelo menos assim agente consegue chamar a atenção das autoridades”.

Quando soube do manifesto o juiz da 3ª vara, Márcio Bittencourt, foi até a rua falar com os familiares. Atuando como interlocutor entre o juiz da 5ª vara, e os familiares dos internos o juiz prometeu ouvir todos os casos e analisar cada um deles. Segundo Bittencourt uma das alternativas para resolver o problema seria a criação de vara de execuções penais. Só nos primeiros 4 meses desse ano já foram registradas 2 tentativas de fuga no centro de recuperação com a escavação de túneis descobertos pela polícia e um rebelião na carceragem da susipe na delegacia.

Apesar de o incidente não registrar nenhum ferido resultou em vários prejuízos materiais para a superintendência do sistema carcerário. Fato que causa ainda mais preocupação por parte dos familiares.


Karina Pinto

Homem morre no hospital municipal por negligencia

Francisco de Assis de 34 anos de idade foi levado pela família até o hospital são Rafael por volta de 3 horas da manhã dessa terça-feira. De acordo com informações de parentes Francisco tinha tido um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ao chegar na unidade de saúde o paciente foi atendido por enfermeiros de plantão que lhe aplicaram um medicamento conhecido como plasil, mas Francisco teve quadro clínico piorado por volta das 7:30 da manhã, resultando na sua morte. A família denunciou negligencia médica. A vítima morava em Altamira há 7 anos.

A família também diz que na hora o responsável pelo plantão era o médico Raffael, mas que Francisco teria recebido o atendimento apenas de um enfermeiro que teria aplicado a dosagem da injeção que iria evitar o vômito. “foi irresponsabilidade”. Disse o cunhado do falecido.

O corpo de Francisco foi levado ao necrotério do hospital e depois para o IML que deverá em 10 dias emitir um laudo da causa morte. Na confusão a esposa de Francisco, Dilma chegou passar mal e desmaiou.

Nossa equipe conseguiu encontrar o médico Rafael Menezes da silva que também é militar. ele afirmou que em nenhum momento foi informado pelos familiares um histórico de doença cardíaca e que ele próprio atendeu Francisco de Assis. Após o incidente a diretora da unidade, a médica Hervana do Socorro Ribeiro recebeu a imprensa. Ela garantiu que o procedimento usado pela equipe médica foi o recomendado para o caso de dor estomacal, problema apresentado pelo paciente na hora da internação.  Quanto a família, os parentes prometeram procurar o ministério público e solicitar um exame de necropsia para que seja identificada a causa da morte.

O médico que atendeu o paciente mantém um convênio particular com o hospital, mesmo sendo militar não há relação alguma entre a unidade de saúde e o exército.





quinta-feira, 19 de maio de 2011

Acidente na PA 415 Deixa uma pessoa ferida

O acidente aconteceu por volta de uma hora da manhã dessa sexta-feira. O condutor perdeu o controle da caminhonete quando seguia de Vitória do Xingu a Altamira. O veículo pertence da secretaria de educação de Vitória do Xingu. No carro viajavam além do motorista de nome Gelson, uma moça de nome Camila Carla Carvalho que sofreu ferimentos leves e foi encaminhada para o hospital municipal de Altamira. Ela não corre risco de morte.
O acidente possivelmente tenha acontecido porque chove muito desde a noite de quinta-feira, e durante a madrugada ficou mais intensa. O veículo derrapou na pista e saiu fora da estrada. Houve apenas danos materiais         

Traficantes são presos com droga em Brasil Novo.

Gedson Nascimento, 23 anos
O combate ao tráfico de drogas vem sendo intensificado na região de Altamira, e os criminosos estão sendo colocados atrás das grades, como foi o caso no último final de semana. A policia civil sempre em parceria com a policia militar, conseguiram prender dois homens. Gedson nascimento de Almeida de 23 anos e Marcos Inapuan da Silva de 39. Eles estavam com22 petecas de crack, 75 reais em dinheiro, 02 celulares e um aparelho de som.

Marcos Inapuan da Silva, 39 anos
Gedson foi denunciado por um homem desconhecido porque agrediu a companheira com um facão. Na diligência a polícia encontrou os entorpecentes. O casal está junto há 9 meses de muitas brigas, e segundo a mulher tudo por causa do uso de droga.

Durante a revista, os policiais encontram dentro de um dos bolsos do short do outro acusado 2 petecas de crack. Ele confessou ter comprado de Gedson e também foi preso.


Marcos confessou a venda de drogas, e a boa notícia é que em menos de um mês são 4 os traficantes de Brasil Novo que a polícia tira de circulação.

Para a polícia ainda tem muito por fazer, já que na região o problema Gedson, que já tem passagem por assalto, agora responderá pelo crime Maria da penha, já que a quantidade de droga encontrada com ele não se enquadra em trafico. Marcos que já respondeu um TCO será enquadrado em trafico de drogas e associação ao tráfico.
Drogas e dinheiro apreendidos

Incêndio destrói residência em bairro pobre de Altamira

O incêndio por pouco não se transformou em tragédia. Por volta de 7 horas da noite de sábado uma casa de madeira localizada a rodovia Ernesto Acioli pegou fogo. Segundo informações de vizinhos o incêndio foi provocado por dois homens que estavam bebendo dentro da residência. Depois de ingerirem bastante bebida alcoólica os dois saíram rápido da casa que as chamas aumentassem. A brigada de combate a incêndio so 9º GBM foi acionada para apagar as chamas que chegavam a uma altura de mais de 10 metros. O perigo iminente eram outras residências vizinhas que também são de madeira.
Alguns vizinhos chegaram tirar seus pertences das casas para evitar uma tragédia maior. Outros carregavam baldes com água para ajudar conter o fogo. Felizmente ninguém ficou ferido no incidente. Quanto a casa, ela foi destruída pelas chamas.


Consórcio Belo Monte comemora 10 anos

Em maio de 2001, um grupo de prefeitos de cidades da região do Xingu e Transamazônica decidiram se unir para defender o desenvolvimento regional, vislumbrado na construção da hidrelétrica de Belo Monte. Eles então criaram um consórcio formado pelas prefeituras e câmaras municipais de 11 municípios, passando a lutar de forma ativa em prol da construção da usina. Para comemorar estes dez anos de atuação e conquistas, o Consórcio Belo Monte realiza nesta quarta-feira, 18, em Altamira, um grande evento público, onde mais uma vez será manifestado o apoio à UHE Belo Monte.

Mais de 30 mil pessoas são esperadas no evento que será realizado à noite, na orla da cidade. Caravanas de todos os municípios da região vão para Altamira para participar das comemorações dos dez anos do Consórcio Belo Monte, uma entidade que, no seu próprio nome, quer o apoio da maioria da sociedade da região à construção da terceira maior usina hidrelétrica do planeta e maior usina genuinamente brasileira. Lideranças sociais, empresariais e políticas estarão presentes ao evento, que contará ainda com representantes da Norte Energia, empresa dona da concessão da usina

De acordo com o presidente do consórcio, Eraldo Pimenta, prefeito de Uruará, a decisão de realizar um grande evento público é uma forma de, além de comemorar as conquistas da entidade, demonstrar, mais uma vez, que a população da região é favorável ao empreendimento. “É uma oportunidade de lembrarmos as nossas lutas para que Belo Monte se tornasse realidade e mostrar que a sociedade regional vê a construção da usina como uma oportunidade para a geração de desenvolvimento com sustentabilidade”, disse o prefeito.

Eraldo lembra que durante esta década de existência, o Consórcio Belo Monte sempre participou efetivamente nas discussões sobre a construção da usina, contribuindo com a melhoria do projeto e ajudando a tornar este momento atual uma realidade. “Foram centenas de reuniões em Brasília, sempre buscando defender os interesses do povo da região, que anseia por dias melhores, por geração de emprego e renda, por crescimento econômico com igualdade social e preservação do meio ambiente”, destaca Eraldo.

O presidente do Consórcio lembra também que a entidade uniu os prefeitos para objetivos comuns, conseguindo muitas melhorias para os municípios da região antes mesmo que a construção de Belo Monte se tornasse uma realidade. Agora, com o empreendimento saindo finalmente do papel, os municípios serão beneficiados mais ainda, com ações compensatórias, obras e investimentos que vão melhorar a qualidade de vida da população. “Temos muito que comemorar, e também continuar vigilante, lutando sempre pelo melhor para a região”, finalizou.

A expectativa é das melhores para esta noite. Os principais atrativos para o público é o show com a banda Calypso em um palco montado especialmente para o evento na orla da cidade, e também o sorteio de 11 motocicletas. O público só tem que preencher os cupons que estão sendo distribuídos em postos espalhados na cidade e pessoas que estão distribuindo nas casas.

Altamira. BR 230 é tomada por lixão.

Motociclista tenta passar pelo meio do lixo
O lixão de Altamira está localizado há menos de cinco quilômetros do centro da cidade. acontece que muito moradores fazem o trajeto até bairros próximos pela rodovia Transamazônica, a BR 230. Mas no meio do caminho um sério problema tem sido enfrentado por quem precisa passar pelo local. Trata-se do lixão da cidade que já foi alvo de denuncias do Ministério público Federal, que chegou multar a prefeitura por duas vezes. A última em 2008 no valor de 10 milhões de reais.

Caminhão atola dentro do churume
Acontece que até agora nada foi feito para solucionar o problema, e para quem é obrigado a passar por dentro do churume, driblando urubus, e correndo risco sério de pegar uma doença ou se cortar em cacos de vidros ou outros objetos perfurantes. Há cerca de dois meses um pé humano foi encontrado por um catador de dentro do lixão. Ninguém soube dizer de onde era. Para quem convive diariamente com a situação, é humilhante.

A área vem sendo utilizada pelos governos municipais para descarte do lixo há mais de 20 anos, mas desde 2009 o problema saiu do controle.  Nem mesmo a multa de 10 milhões de reais aplicada à prefeitura de Altamira pelo IBAMA movida pelo Ministério Público Federal, fez que os caminhões coletores diariamente descarregue os detritos no local onde passa uma das maiores e mais importantes rodovias do País, a BR 230.
O trecho da rodovia que corta a cidade de Altamira é utilizada por trabalhadores da zona rural, motoristas que cortam caminho para não entrar na cidade e pessoas vizinhas a área do lixão. É muita gente sem caminho. Diariamente pessoas são flagradas empurrando motocicletas Com tanto lixo não são somente os carros a sofrerem por aqui, até as motocicletas tem dificuldades para passar, quem se arrisca precisa de muita habilidade ou acaba indo parar no chão.

Hoje, quem precisa atravessar a rodovia tem que redobrar a atenção, após anos de infiltração o Churume ameaça a sustentação e em alguns pontos da estrada o solo está comprometido apresentando enormes crateras o que oferece perigo para quem trafega.

Impactos ambientais

BR 230 Tomada pelo lixo
O maior de todos os problemas é que o aterro sanitário prometido para ser construído ainda não saiu do papel e enquanto isso a população sofre as conseqüências, como por exemplo, o líquido que escorre de dentro do lixão vai parar no igarapé Altamira que corta a cidade. A fonte já foi usada para banhos no fim de tarde. As lavadeiras faziam o serviço nas águas do Igarapé, e todos podiam desfrutar a beleza do local. Hoje tudo que restou são animais mortos na água, e muito lixo que desce desaguando no Rio Xingu.
A prefeitura diz que o aterro é questão de tempo e que o problema da rodovia será solucionado parcialmente junto ao DNIT, Departamento Nacional de Transito.
Rodovia BR 230. Perímetro urbano
Arnaldo de Aguiar é motorista ha quase 20 anos na região e durante esse tempo ele diz acumular vários prejuízos. Arnaldo que é feirante e possui uma propriedade rural próxima ao local, diz que o cenário é uma vergonha. “as autoridades esquecem quem somos. É agente que leva o produto até a mesa da população e somos esquecidos. Isso aqui é uma vergonha” disse com expressão de revolta.


Barco afunda em Porto de Moz

Porto de Moz. Barco afunda no cais
Quase uma tonelada de merenda escolar perdida. Toda a carga foi parar no fundo do rio Xingu no cais de Porto de Moz, no baixo Xingu. O acidente aconteceu na noite de quarta-feira,18. 3 vereadores do município são apontados como culpados pelo naufrágio. Acontece que eles decidiram impedir a entrega do material nas escolas da zona rural. Na confusão o piloto contou que acionou potencia total do motor para tentar fugir dos parlamentares, foi quando seu ajudante fez uma manobra brusca, tombando barco que ficou totalmente afundado.

2.213 crianças de 46 escolas seriam atendidas pela merenda. 8 pessoas estavam a bordo. Além do piloto e um ajudante, os vereadores Nildo Pontes, Alcibenes Pontes, Weider Lobato e mais três servidores públicos do município. De acordo com o comandante da embarcação os vereadores de oposição alegaram que os produtos estavam vencidos e por isso não poderiam ser distribuídos. “foi pressão deles, eu me assustei. Pensei que eles fossem fazer alguma coisa ruim e acelerei” disse.

Uma testemunha que não quis ter o nome divulgado confirmou a versão do piloto, e afirmou que esta não foi a primeira vez que os mesmos vereadores tentaram atrapalhar o trabalho do executivo. Além de causarem o acidente os vereadores não prestaram socorro. Após o acidente representantes da vigilância sanitária e o secretário de saúde  do município, Deivison de Oliveira, estiveram no local para analisar todo o material  e o que foi confirmado é que toda a merenda estava com a data de validade em dia.

Ao saber do incidente um morador do município lamentou o ocorrido. Seu Manoel Carlos de Jesus disse: “isso é uma vergonha. E o pior é que o povo paga”. Além da merenda, tinham no barco 10 computadores, uma câmera digital, um gerador, entre outros pertences dos tripulantes e passageiros.

Todo o material inclusive a merenda escolar será incinerado. Um boletim de ocorrências já foi registrado contra os vereadores, e a policia civil vai investigar se houve irregularidade na origem da merenda e se os vereadores foram mesmo os culpados pelo acidente.





segunda-feira, 16 de maio de 2011

Encomenda de grego. Mototaxista leva celular e serra até presídio

Paulo Rocha da Silva que é mototaxista há 5 anos foi pego de surpresa na tarde desta quinta-feira ao entregar uma encomenda no centro de recuperação de Altamira. De acordo com o motoqueiro ele estava em seu ponto, quando foi incumbido de levar um pacote enrolado em papelão até o presídio. Paulo contou que uma mulher que ele não conhecia chegou e solicitou o serviço de entrega, mas não disse o que tinha dentro do pacote. Do lado de fora apenas estava o nome do destinatário, que não foi divulgado pela polícia para não atrapalhar as investigações. Como faz todos os dias entregando encomenda, Paulo disse que prontamente atendeu, e que recebeu 20 reais numa corrida que normalmente seria 10. Ele também afirmou que não suspeitava do conteúdo. “se eu soubesse não teria levado porque sabia que ia pegar pra mim” disse.

"A serra e Placa de celular estavam escondidas no papelão"
Na encomenda de grego estavam uma placa de celular e uma serra, que possivelmente seria utilizada para cortar grades da cela. Tinha ainda dois pacotes de espetinhos de churrasco, normalmente usados para fabricação de artesanato produzido pelos detentos. Agora a polícia vai tentar chegar ao remetente identificando o destinatário.

Os objetos foram colocados dentro de um papelão dificultando. O vice-diretor da Susipe em Altamira, Valdeis Chaves disse que o procedimento sempre é o mesmo em relação a encomendas. É verificado o conteúdo dos pacotes e constatado irregularidade o caso é repassado a polícia. Ele afirmou também que é comum encontrar serras e partes de aparelhos celulares nas revistas.

O mototaxista foi ouvido e depois liberado.

Traficante preso com pedras de cocaína

Isan Sousa Gomes de 21 anos era traficante conhecido em Vitória do Xingu. O rapaz foi preso enquanto passeava em Altamira. Ele foi identificado pelo serviço de inteligência da polícia civil que já estava vinha monitorando suas atitudes suspeitas. Com Isan foram encontradas 14 pedras de pasta base de cocaína. Isan negou o tráfico e disse a polícia que era para seu consumo e tinha comprado de um amigo, mas não soube dizer o nome do suposto fornecedor. A operação foi comandada pela Superintendência Regional da polícia civil que vem agindo na região Transamazônica para coibir este tipo de crime. A polícia acredita que Isan comercializa a droga em Altamira e fornece também para outros municípios. O traficante está preso e vai aguardar decisão da justiça no presídio de Altamira.

Adolescente mata desafeto com punhal

Uma punhalada foi suficiente para matar Adeilson Rodrigues Barbosa,21 anos. O crime foi cometido por antigo rival de Adeilson, um adolescente de 17 anos que afirmou que vinha sofrendo agressões da vítima há algum tempo.
Adolescente foi para Centro de Recuperação de Menores
O menor conseguiu um punhal e não pensou duas vezes ao deferir um único golpe no peito da vítima, que chegou ser levada para o hospital mais não resistiu ao ferimento.

O adolescente se mostrou frio quando disse. “eu matei mesmo tô nem aí. Se morreu, morreu ele tava merecendo”. Ele será encaminhado agora para o centro de recuperação de menores em Santarém, no oeste do Estado.
Arma usada no homicídio


Na rota do tráfico. Quadrilha é presa em Anapú

4 rapazes todos de Altamira estavam comercializando drogas no município de Anapú. Com eles foi encontrada uma quantidade de pasta base de cocaína, pronta para ser distribuída. Nesta Quarta-feira a policia militar prendeu os jovens que estavam na PA 167 dentro do município de Senador José Porfírio. O grupo vinha sendo monitorado pela polícia civil.
Traficantes eram todos de Altamira

Nenhum dos acusados disse ser traficante e afirmaram que tinham ido a trabalho. Os rapazes foram levados para a delegacia de policia civil do município de Anapú onde estão presos.
Todos vão responder por tráfico e associação ao tráfico. Além de formação de quadrilha. Eles serão transferidos no início da semana para o Centro de Recuperação de Altamira.

Adolescentes são pegas em flagrante furtando loja

Adolescentes furtam objetos de uma loja
O caso foi acionado através do 190, na loja que fica localizada no centro da cidade os policiais encontraram as duas adolescentes ainda dentro do estabelecimento. A proprietária da loja foi quem flagrou a garotas furtando várias peças de roupas e acionou a PM. Na sacola estavam os produtos que meninas subtraíram da loja. Um prejuízo que se não fosse descoberto seria de pelo menos 300 reais. Mesmo sendo pegas em flagrante as duas, uma de 14 e outra de 15 anos negaram o furto.  De acordo com a proprietária da loja essa não é a primeira vez que seu comércio é alvo das adolescentes, e fez um apelo pedindo às autoridades mais segurança. Contra as meninas foi lavrado um TCO, e depois foram levadas para o conselho tutelar e devolvidas aos pais, já que Altamira não possui um centro de recuperação de menores.

Diretor de escola e ameaçado por esposo de aluna

O diretor da escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Soares, Pedro Oliveira, fez um boletim de ocorrência na delegacia de Altamira. Segundo o educador ele disse ter sido ameaçado por Jose Gutemberg, esposo de uma estudante do turno da noite. O caso aconteceu na última Terça-feira. Gutemberg teria ficado alterado porque a mulher a mulher teria sido barrada no portão da escola porque chegou atrasada cerca de meia hora e ainda sem uniforme. Gutenberg negou a ameaça e disse que a esposa estava sem uniforme porque esta grávida. Para o diretor as regras da escola serão cobradas e acrescentou que esta foi a primeira vez que ele se deparou com esse tipo de situação no trabalho.
 
Gutemberg não ficou detido, mas o caso será investigado pela policia civil.

Traficante cai nas garras da polícia em Brasil Novo.

Após investigação de cerca de um ano e quatro meses, Domilson Silva, 46 anos de idade foi preso na sexta-feira, 06. O traficante era monitorado pelas polícias militar e civil de Brasil Novo. Domilson era conhecido do tráfico na região e vendia as drogas para usuários de Brasil Novo e Altamira. Com ele foram apreendidos R$114,35 centavos em dinheiro. Dois celulares com acessórios e 15 gramas de pasta base de cocaína.

Domilson foi preso em flagrante. Questionado sobre como ele conseguia a droga e como ela era vendida, o acusado preferiu o silêncio diante das perguntas da imprensa. Uma mulher foi detida junto com ele, e vai servir de testemunha no caso.

A polícia civil que também fazia as investigações e deixa claro que vai continuar combatendo o tráfico no município e na região.

Domilson foi encaminhado de Brasil Novo para Altamira e foi direto para o CRA, Centro de Recuperação de Altamira onde vai aguardar julgamento. Ele foi enquadrado por tráfico e associação ao tráfico de drogas.



Domilson. Traficante Conhecido em Brasil Novo

Encontro discute Terra do Meio

Foram dois dias de discussão com representantes que fazem parte da chamada rede terra do meio, formada por pelo menos 8 entidades que trabalham em defesa da biodiversidade. Este foi o 6º encontro do grupo que tratou não só da questão ambiental, mas também sócio ambiental que envolve a população que vive nas áreas de conservação e que serão impactadas por Belo Monte. A reunião aconteceu no campus da universidade federal do Pará em Altamira e um dos pontos debatidos foi o aproveitamento da Usina hidroelétrica de belo monte.

O encontro reuniu vários seguimentos da sociedade foi promovido pela rede terra do meio que tem o objetivo de trocar experiências, informações e traçar novas diretrizes para as áreas que serão atingidas pelo projeto.
Participaram entidades como: ICMBIO, USP, SEMA, SEMAT, WWF, ADAFAX E FUNAI. Durante o encontro os participantes detectaram problemas apontados pelo grupo, ocorridos na região durante o estudo de viabilidade do projeto da barragem. Entre eles a falta de regularização fundiária e fiscalização. Marcelo Salazar do Instituto Sócio Ambiental, ISA falou que a reunião de trabalho serviu para aproximar ainda mais o grupo e intensificar uma vigilância mais próxima da região. Para ele os temas debatidos como produção e comercialização, proteção, pesquisas, acessos a políticas públicas garante desenvolvimento sustentável dessas populações. “Não podemos perder tempo agora. É preciso discutir nesse momento assuntos de interesse dessa gente que ainda não sabe com clareza o que pode acontecer com a chegada da hidrelétrica” disse Salazar.

Segundo a rede terra do meio o grupo de trabalho tem como missão a consolidação das áreas protegidas da terra do meio e a integração das áreas protegida da bacia do Xingu. Ribeirinhos como seu Raimundo Belmiro dos Santos da Associação do “riozinho do anfrisio” participaram do encontro. Na ocasião como presidente ele apresentou uma lista que garante representa ser um problema constante na região. Ele denunciou o roubo de madeiras que continua acontecendo “falta informações, agente fica muito abandonado e não podemos deixar acontecer as coisas igual foi em 2004” disse.

Todas as entidades civis organizadas e ambientalistas deixaram clara a insatisfação com o abandono da fiscalização por parte do governo Federal. Para eles a pressa para implantar a obra poderá representar em prejuízos irreversíveis. A advogada do ISA, Viviane Rojas falou sobre a questão de proteção dessas áreas ribeirinhas. Para ela o mesmo governo que criou obedecendo a constituição federal agora abandona os povos. “as pessoas estão assustadas, quando se pensa que existe uma estrutura, quando se busca um equilíbrio vem Belo Monte”. E acrescentou: “essa região já tem problemas demais como fundiários, infraestrutura e sociais” disse.



segunda-feira, 9 de maio de 2011

Operário que dirigia trator é atingido por pedra e morre

Pedra que vitimou Luís
O acidente aconteceu no início da tarde de sábado,7. Luís Cláudio da Silva, 46 anos trabalhava prestando serviços para a prefeitura de Vitória do Xingu. Ele operava um trator de esteira quando uma pedra enorme foi deslocada do barranco e caiu em cima da máquina esmagando o funcionário que teve morte instantânea. Segundo os amigos e a família de Luís o operário estava na prefeitura há 3 anos e não tinha sofrido nenhum acidente esse período. “Foi uma fatalidade o que aconteceu” disse o cunhado de Luís.

As obras executadas pelo trator pilotado por Luís eram para a abertura de um local onde os caminhões pudessem carregar terra, chamada na região de “pissareiras”. O instituto Médico Legal esteve no local, depois a vítima foi levada para os exames cadavéricos e liberado para a família. Luís deixa a esposa e três filhos.
Toneladas de peso esmagou o tratorista


De acordo com a prefeitura de Vitória do Xingu o terreno foi cuidadosamente vistoriado e não se viu nenhum problema em fazer os serviços 

domingo, 8 de maio de 2011

Traficante cai nas garras da polícia em Brasil Novo.


Após investigação de cerca de um ano e quatro meses, Domilson Silva, 46 anos de idade foi preso na sexta-feira, 06. O traficante era monitorado pelas polícias militar e civil de Brasil Novo. Domilson era conhecido do tráfico na região e vendia as drogas para usuários de Brasil Novo e Altamira. Com ele foram apreendidos R$114,35 centavos em dinheiro. Dois celulares com acessórios e 15 gramas de pasta base de cocaína

Domilson foi preso em flagrante. Questionado sobre como ele conseguia a droga e como ela era vendida, o acusado preferiu o silêncio diante das perguntas da imprensa. Uma mulher foi detida junto com ele, e vai servir de testemunha no caso.

Domilson. Acusado de tráfico
Produtos Apreendidos



A polícia civil que também fazia as investigações e deixa claro que vai continuar combatendo o tráfico no município e na região.

Domilson foi encaminhado de Brasil Novo para Altamira e foi direto para o CRA, Centro de Recuperação de Altamira onde vai aguardar julgamento. Ele foi enquadrado por tráfico e associação ao tráfico de drogas.

Rapaz é preso com droga dentro de casa em Vitória do Xingu

Herbson Ramos de 21 anos foi pego em flagrante dentro de sua residência localizada no centro de Vitória do Xingu. A polícia vinha monitorando Herbson há alguns dias e no último final de semana conseguiu com êxito prender o rapaz. De acordo com informações da polícia civil ele estaria distribuindo crack na região. Com ele foram encontradas 40 petecas da droga.

Herbson que até então não tinha passagem pela polícia foi preso no ultimo domingo e encaminhado para a delegacia de Altamira na segunda-feira. O IPC que coordena as operações em Vitória disse que Herbson era conhecido de vários envolvidos com o tráfico na região e que

O advogado do rapaz não permitiu imagens da droga. Já o acusado afirmou que o produto era para o próprio consumo, já que ele é usuário a pouco mais de um ano.

O rapaz teria sido denunciado por populares da cidade onde mora depois de estar tentando  comercializar a droga no próprio ambiente de trabalho, em um comercio em vitoria do Xingu. Herbson ficará preso à disposição da justiça.


Herbson. Traficar era seu trabalho

Norte Energia cumpre condicionantes e entrega escola no município de Anapú

Cumprindo as condicionantes impostas no contrato da empresa encarregada pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, mais uma obra foi entregue. Foi uma festa na comunidade belo monte do pontal, localizada há 65 quilômetros de Altamira. A escola de ensino fundamental José Andrade Silva ficou pronta e a empresa Norte Energia entregou o prédio diante de centenas de pessoas que foram conferir de perto o ato inaugural. A cerimônia contou com a presença de pessoas da comunidade, e autoridades do município de Anapú, entre eles o prefeito Francisco de Assis. Chiquinho do PT como é conhecido mandou um recado para quem não acreditava que esse momento chegaria. “Quem não acreditava que a barragem iria trazer benefícios já está sendo beneficiado com estas obras” afirmou.

Os próprios estudantes contaram como era antes da reforma e ampliação das salas. De acordo com eles eram muito pequenas. Na hora da merenda um sacrifício porque não havia local apropriado e todos seguravam os pratos e copos na mão. Agora foi construído um refeitório. Outra coisa boa apontada pelos alunos foi a construção da sala destinada ao curso de informática. Antes o local usado para essa tarefa ficava longe da escola. 

A norte energia esteve representada pelo seu engenheiro de construção Walter Queiróz, que disse estar cumprindo com os acordos antes mesmo das datas estabelecidas no contrato. Citou que em Anapú ainda será feito o sistema de distribuição de água e rede de esgoto, mais salas de aula em escolas da sede entre outros benefícios.

A secretária de educação do município Iza Pereira elogiou a rapidez da obra na escola em Belo Monte do Pontal e destacou que o pedido foi atendido em boa hora e além do que foi solicitado. “agente solicitou uma sala, foram construídas duas, o refeitório, e a cozinha. Alcem do muro”, disse. E agradeceu a Norte Energia.

Francisco Cristino, secretário da escola que no evento representou a direção afirmou que esta foi uma conquista que vai melhorar a qualidade do ensino na comunidade. Que tem em sua maioria alunos carentes de famílias que moram no entorno de Belo Monte.


Homem e esfaqueado em via pública quando voltava para casa

Por volta da meia noite desta segunda-feira,01 um homem foi esfaqueado com três golpes quando voltava para casa no centro da cidade. Ele ficou caído na calçada e foi identificado por vizinhos que acionaram o corpo de bombeiros. Deivison Araújo disse que mora em Belém e que está de passagem por Altamira. Segundo contou a polícia dois homens pediram dinheiro e o celular, mas ele resistiu, dando oportunidade aos ladrões que o feriram com a arma branca.
O corpo de bombeiros chegou no local fez os primeiros socorros e encaminhou o homem para o hospital municipal. Deivison levou uma facada nas nádegas e duas na perna direita. Ele chegou perder bastante sangue e reclamava de muitas dores.
De acordo com pessoas que presenciaram o fato a mulher de Deivison, que não apareceu no local, é quem teria esfaqueado o rapaz por causa de ciúmes. Ele negou

Foragido da justiça é preso por assaltos

Alessandro morais da cruz de 24 anos, conhecido como “banana” era procurado da justiça e já está atrás das grades para alívio da população. Nesta quinta feira, 05, através de denuncia feita por populares ao 190, número disponibilizado aos usuários, uma guarnição da polícia militar conseguiu chegar até o acusado. Ele estava em uma residência localizada no bairro Mutirão. O rapaz foi encaminhado até a superintendência regional da polícia civil onde foi verificado que era realmente procurado
Alessandro tinha prisão preventiva decretada desde o último dia 18 de março na 3ª vara penal e vara agrária. O assaltante é acusado de cometer vários delitos na cidade, principalmente a pequenos comércios localizados em bairros afastados. Ele foi enquadrado no artigo 157 e 288 que tratam de formação de quadrilha e assalto a mão armada. Alessandro negou qualquer envolvimento com o crime, e que não participou de nenhum assalto na cidade.

Para a polícia a prisão de Alessandro vai devolver a tranquilidade a população, já que ele era temido por seus assaltos


"Banana" foragido da justiça

Caminhão tomba na rodovia BR 230


O caminha modelo baú que transportava óleo lubrificante acabou tombando no trecho da rodovia transamazônica, no quilômetro 18 do trecho que liga as cidades de Altamira e Brasil Novo. Reginaldo dos santos, 34 anos condutor do caminhão disse ter perdido o controle do veiculo escapando da pista indo capotara alguns metros fora da rodovia.

Caminhão tombado. Prejuízo só material
Antes de capotar o caminhão ainda colidiu com uma placa de sinalização, que no impacto foi arremessada a longe. Um carona estava na cabine com Reginaldo. Os dois apesar de sofreram ferimentos leves foram encaminhados por pessoas que passavam pelo local até o hospital de Altamira.

Quanto a carga, nada foi saqueado e a polícia rodoviária federal fez os procedimentos e organizou o tráfego para evitar que outros acidentes acontecessem, já que neste trecho existem muitas curvas. O caminhão foi retirado horas depois por um guincho e levado para o pátio da delegacia da PRF.

Mulher agredida pelo companheiro sobrevive ao espancamento

Maria de Lurdes, 27 anos foi covardemente agredida pelo companheiro de nome não conhecido, enquanto bebiam na casa onde moravam na gleba Assurini, região de Altamira oeste do Pará. O crime aconteceu no sábado, dia 23. Maria vivia com o homem há cerca de um ano, mas de acordo com o que contou a polícia quando o companheiro bebia ela era alvos de agressões. Maria apanhou com golpes de facão e pauladas em todo o corpo. Depois de espancar o agressor acreditando que sua vítima estava morta, jogou Maria dentro do mato à margem da estrada.
Sem nenhum remorso e como se nada tivesse acontecido, o homem voltou pra casa e continuou bebendo com um amigo. Passado o sábado vizinhos do casal que souberam da agressão começaram uma busca por Maria. A mulher foi encontrada quatro dias depois, na terça-feira, dia 26 jogada e agonizando. Larvas de bichos foram encontrados já tomando conta do corpo da mulher, principalmente no rosto, local mais atacado pelos socos e pauladas.
Trazida para Altamira para receber atendimento médico Maria de Lurdes foi levada primeiro para o hospital municipal São Rafael, mas devido a gravidade dos ferimentos ela foi transferida para o Hospital Regional da Transamazônica. Maria já passou por duas cirurgias e segundo funcionários que a atenderam ela não corre mais risco de morte. Ela continua em observação e deverá ficar internada ainda por algumas semanas.
A polícia civil através do Superintendente regional Marcelo Cristiano, logo que teve informações sobre o caso iniciou uma linha de investigação. Segundo Cristiano o caso foi repassado a delegacia especializada da mulher, DEAM, que já está com sua equipe envolvida para capturar o criminoso.
Denuncias também foram feitas pelo movimento de mulheres do campo e cidade. Antônia Martins que representa a entidade falou que tudo que está sendo possível fazer para que o crime não fique em impune está sendo feito. Indignada ela desabafou:“nós não podemos ficar vendo esses crimes acontecendo de braços cruzados. Vamos até o fim, até ver esse monstro atrás das grades”, disse Toinha.
Com as informações em mãos, o homem agora está sendo procurado na região e a polícia espera em breve colocar a mão nele. Já em relação a mulher ela continua internada no Hospital Regional da Transamazônica e apesar dos graves ferimentos ela não corre risco de morte e deverá ficar em observação ainda por duas semanas.

Mega operação em Anapú tenta prender membros de uma quadrilha

A operação conjunta das polícias militar e civil de Altamira e Anapú teve 20 policiais, 12 civis e 8 militares. De acordo com informações do superintendente regional da PC Marcelo Cristiano, que vinha monitorando a quadrilha, os membros do bando são de alta periculosidade, e se estabeleceram no município em meados de 2010. Desde então vem causando terror na região com envolvimento em mortes, assaltos a ônibus entre outros crimes já foram cometidos pelo bando desde o ano passado. 12 pessoas fazem parte do grupo. 3 já estão presos na delegacia de Anapú. Neste sábado, 7, uma mega operação tentou capturar mais 3. O chefe da quadrilha é Antonio Marcos Laurentino Gomes, “marquinhos” como é conhecido. Durante a operação “Marquinhos” trocou tiros com a polícia e conseguiu fugir. O irmão dele, Donizete Laurentino Gomes, também conseguiu empreender fuga. Outro membro do bando Afonso Ferreira de Jesus, o “afonsinho” decidiu sozinho enfrentar a polícia mais foi morto no confronto.
 O delegado de Anapú, responsável pelo caso, fez questão de esclarecer que a morte de “afonsinho” não se trata da morte de um trabalhador mais sim de um membro de uma grande quadrilha que vem agindo na região. Agora todos os trabalhos estão sendo direcionados na captura de Marquinhos e de outros membros da quadrilha.
"Afonsinho" morto em confronto com a polícia