quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ANVISA e Conselho de Farmácia realizam operação Topázio em Altamira

ANVISA realiza operação Topázio em Altamira

Foram fiscalizadas 75 farmácias. A operação Topázio 2 foi desarticulada  durante esta terça-feira(23), em Altamira oeste do estado do Pará, e têm como objetivo fiscalizar farmácias suspeitas de irregularidades na venda de medicamentos, além de preservar a saúde da população. A ação já foi desencadeada em outros municípios do estado e esta é a 10ª edição. A operação topázio foi iniciada pelo conselho regional de farmácia, ministério público federal e contou com apoio da polícia rodoviária federal, da vigilância sanitária do estado e do município.

Daniel Jackson pinheiro do conselho regional de farmácia disse que as irregularidades encontradas serão coibidas e os envolvidos punidos. Segundo ele foram encontrados medicamentos que podem até matar, s e usados de forma incorreta. Remédios com prazos de validade vencidos também foram encontrados nas prateleiras de estabelecimentos farmacêuticos.

das 75 farmácias visitadas 45 estavam irregulares. 3 foram lacradas e os proprietários deverão pagar multa que varia de 30 a 60 salários mínimos. Um proprietário que teve seu nome preservado, foi encaminhado a superintendência de polícia civil de Altamira para procedimentos. Dentro da farmácia foi encontrada uma arma de fabricação caseira.


Nesta quarta-feira continua a operação. Dessa vez são os supermercados e atacadistas da cidade, além de laboratórios. Armazenamento e higiene do ambiente serão os principais requisitos avaliados. Pelo menos 40 estabelecimentos comerciais e 8 laboratórios serão visitados pela equipe da capital e do município. Até agora 3 supermercados foram lacrados e 2 laboratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário