segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ministério Público faz prefeitura de Altamira regularizar embarcações


Eixo do Motor (perigo para quem navega)
Em outubro de 2005 foi criado no Pará o fórum de combate ao escalpelamento. A formação de Núcleos Municipais de Combate ao Escalpelamento, nos municípios pólos do Estado, com o objetivo de trabalhar e engajar a comunidade ribeirinha na prevenção desses acidentes, orientando os barqueiros à proteger o eixo do motor de suas embarcações.

Considerado uma tragédia na Amazônia principalmente no Pará, os acidentes com o eixo das embarcações têm ceifado vidas e deixado outras com os traumas e marcas visíveis no corpo. Mas o combate a este tipo de acidente tem sido intensificado nos últimos anos. A conscientização levada a quem faz diariamente uso do transporte aquaviário é a principal medida para evitar que tragédias se repitam.

Em Altamira, oeste do Estado, cidade cortada pelo rio Xingu o Ministério público estadual entrou na luta. O MPE solicitou a prefeitura que em um prazo de 90 dias algumas medidas preventivas devem ser colocadas em prática. Entre os pedidos a criação de um comitê municipal de prevenção e erradicação dos acidentes com escalpelamento. Também toda e qualquer embarcação que utiliza eixos expostos deverá ser identificada.

Agente da capitania em serviço de fiscalização
O governo também deverá promover campanhas de mobilização e de sensibilização da sociedade e principalmente aos donos de barcos. Deverá ser criado um cadastro de vítimas desse acidente. Entre outras medidas educativas. A secretária de meio ambiente e turismo de Altamira, Zelma Costa, afirma que a prefeitura não tem condições de atender toda a região, e disse que vai precisar de parcerias.

Dados da capitania dos portos apontam que no Pará acontecem 90% dos casos. Em média é registrado um caso por mês. A principal vítima são mulheres, crianças ou adultos jovens. Entre 2000 a 2010 houve mais de 200 vítimas de escalpelamento em todo Estado. Para Altamira chegaram mais de 300 coberturas de eixo que serão instalados nas embarcações.


Secretarias Estaduais (SEEPS, SESPA, SEDUC, SETEPS), ONG Sarapó, SANTA CASA, HPSM, ARCON se envolvem diretamente nas ações de prevenção.  
   
O tratamento das vítimas é longo, doloroso, não recupera os cabelos e nem as lesões decorrentes do arrancamento de orelhas e pálpebras. É realizado no primeiro momento, no Pronto Socorro Municipal e posteriormente na Fundação Santa Casa do Pará, onde essas vítimas chamadas de “meninas de turbantes”, que são crianças e adultos jovens na maioria, precisam passar por várias intervenções cirúrgicas e acompanhamento ambulatorial com cirurgião plástico e acompanhamento por uma equipe multiprofissional da instituição.

As intervenções cirúrgicas das vítimas, nos últimos anos na Fundação Santa Casa, vem sendo realizadas com o uso de expansores de pele, para reparo de lesões e preparo da área lesada para posterior enxerto. Em cada caso de reconstrução, existem diferenças muito complexas, sejam por razões locais ou pelos aspectos psicológicos envolvidos e apesar de que, em alguns casos, não se obtém uma cobertura cutânea adequada, o uso de expansores e de outras intervenções realizadas, vem alcançando resultados muito positivos como:

Melhora da auto-estima destes pacientes, melhor e mais rápida re-integração social, importante suporte na prevenção de lesões mais graves na calota craniana.







Adeus a Hélio Gueiros ao som de Como é grande o meu amor por você

É um momento muito emocionante. Eu fiz questão de vir aqui me despedir dele, que foi um excelente governador e prefeito. Não me lembro de ter conhecido um político que se parecesse com o povo, ele era gente como a gente”, comentou o ambulante Manoel Trindade, de 47 anos. Essa foi a imagem que Hélio Gueiros deixou a muitos paraenses: a de um homem próximo do povo.

“Parece que foi ontem que ele comandava esse Estado de forma simples como era, mas também com rigidez que exige de um bom governante. Vim aqui me despedir, é a minha forma de homenagear esse grande homem. Meu pai era também um grande admirador dele e morreu no mês passado, por isso a minha emoção é muito grande”, disse a comerciária Valéria Rodrigues, de 37 anos.

O ambulante e a comerciária foram se despedir do ex- governador e ex- prefeito, durante o velório no sábado, no Palácio Lauro Sodré. Às 15h, o corpo do político foi colocado no carro do Corpo de Bombeiros e foi levado em cortejo pelas ruas de Belém até um cemitério particular em Ananindeua. Das janelas dos ônibus, muitas pessoas acenaram para o cortejo.

HOMENAGEM
O corpo foi conduzido pelos cadetes do Corpo de Bombeiros e saudado com uma salva de tiros pelos cadetes da Polícia Militar. A esposa, Terezinha Gueiros, foi amparada pelos filhos Marcos e Paulo Henrique Gueiros. Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia fúnebre foi quando o corpo foi enterrado ao som da música de Roberto Carlos “Como é grande o meu amor por você”. Segundo informações da família, foi escolhida por ser a preferida do político.

Esposa, filhos e netos não quiseram falar com a imprensa, mas agradeceram o apoio, principalmente de pessoas anônimas que acompanharam até o final a trajetória de Hélio Gueiros. A agente de portaria Albertina Leal, de 59 anos, deixou tudo em casa para se despedir de Gueiros. Segundo ela, vão ficar na memória gestos de simplicidade do político. “Ele ajudava a quem precisasse. Lembro que, quando ele era prefeito, eu trabalhava no palácio e ele sempre mandava entregar envelopes com boas gorjetas aos flanelinhas que ficavam lá pela frente”, relembrou.

Lembranças da irreverência de Hélio Gueiros também vão ficar na memória da jornalista Marilena Vasconcelos, de 47 anos. “Eu estudei com os filhos dele e lembro que naquele época ele era governador e sempre achei engraçado o fato dele ser igual ao que ele era em público e na televisão, com a família e os amigos dos filhos. Um homem muito alegre”.

O cunhado Manoel Moraes, de 69 anos, lamentou não ter se despedido de Gueiros. A última vez que tentou falar com ele foi há 15 dias, mas Gueiros não estava mais reagindo. “Ele não abria mais os olhos e falava muito pouco. O Hélio sempre foi um homem muito forte e feliz e não queria que ninguém soubesse do seu estado de saúde. Eu fico triste por não ter me despedido dele, dado um abraço”.

Hélio Gueiros morreu na sexta-feira passada, aos 85 anos, de complicações renais. (Diário do Pará)

Mais de 500 integrantes do Movimento Sem-Terra (MST) e assentamentos do Pará estão desde quinta-feira em Belém, acampados na praça do Operário, em São Brás, para relembrar o trágico acontecimento de 17 de abril de 1996, data marcada pelo massacre de 19 trabalhadores rurais na PA-150, em Eldorado dos Carajás.

Castanheiras simbolizam massacre
Ontem o dia foi de atos ecumênicos para lembrar e refletir sobre os conflitos agrários. “Já fazemos isso há 14 anos e percebemos que nada mudou. Muito pelo contrário, os crimes agrários foram se qualificando. A pressão é muito grande em cima das terras da Amazônia. Os conflitos se multiplicam”, disse Ulisses Manaças, líder do MST em Belém.

O representante garante que o movimento luta para conseguir melhorar a vida dos familiares das vítimas, assim como de quem ficou mutilado pelo massacre. “Apenas 23 famílias recebem pensão do governo estadual, mas queremos incluir 69 pessoas que ficaram mutiladas com a violência dos policiais militares”, ressaltou.

Hoje, às 9h, os acampados seguem em caminhada até a praça da República. A passeata é contra a construção da Hidrelétrica de Belo Monte.

ELDORADO
Evento realizado pelo MST, ontem, em Eldorado dos Carajás encerrou uma semana de manifestos. Novamente, as lideranças ligadas protestaram contra o que chamam de impunidade, tendo em vista que apenas dois comandantes foram condenados pelo massacre, porém recorrem em liberdade da sentença prolatada em dois julgamentos.
  

19 mortes lembradas com protestos

Treze anos depois do massacre, nenhum dos 144 policiais envolvidos, segundo os líderes sem-terra, foi julgado, mas apenas dois comandantes foram condenados: o coronel Mário Colares Pantoja e o major José Maria Pereira de Oliveira.

Ontem, novamente a pista foi bloqueada por alguns minutos, mas sem incidentes. Para o advogado e coordenador da Comissão Pastoral da Terra de Marabá (CPT), José Batista Gonçalves Afonso, o Massacre de Eldorado do Carajás é um marco negativo na história de luta campesina do Pará.
Porém, ele reconhece nos cinco anos seguintes ao episódio que a luta pela terra se acentuou e houve alguns avanços, embora não tenham acontecido da forma como as lideranças sem-terra gostariam. (Diário do Pará, Sucursal de Marabá)

Deputado Edimilson Rodrigues e Senadora Marinor Brito visitam Altamira


Durante o sábado, 16, o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSol) e a Senadora Marinor Brito do mesmo partido, fizeram uma visita a região de Altamira. Os parlamentares visitaram áreas que serão alagadas com a construção da usina de Belo Monte no Rio Xingu. Eles também participaram de uma audiência pública na casa da cultura.
Visita as áreas alagadas

Durante o evento as autoridades conversaram com ribeirinhos, moradores das áreas atingidas pelas enchentes nesta época do ano, lideranças populares da região entre outras atividades.  De acordo com o deputado o que se percebe é que ainda a população não foi informada sobre o mega projeto hidrelétrico e muito menos convidada a participar do debate. “Muitas pessoas, aqui, só ouviram falar sobre Belo Monte pela televisão, o que prova exatamente aquilo que vemos falando que a população atingida está sendo deixada de fora do projeto e serão as maiores vítimas”, disse o deputado.

Edmilson destacou que a expectativa é de que cerca de 120 mil pessoas migrem para Altamira, atraídas pelo projeto. “Ocorre que, atualmente, já existem cerca de 20 mil desempregados no município e com a vinda desse ‘exército’ de pessoas, haverá um número ainda maior de desempregados na região”, destacou o deputado.

Marinor Brito também preocupada com o empreendimento disse que é preciso debater mais sobre o assunto. Que os povos indígenas e moradores dessa região não podem maias ficar na ignorância sem saber o que realmente é o projeto e o que ele vai causar de impactos na vida dessa gente “o governo tem que ser verdadeiro com esse povo” disse a senadora.

Antônia Melo, do Movimento Xingu Vivo para Sempre, fez um apelo para que as famílias não assinem os papéis cedendo suas casas e exijam seus direitos. “Estão invadindo nossas vidas e não podemos aceitar isso. Temos que ir ao Ministério Público e à justiça”, disse.

Para Sônia Abreu, professora da UFPA e moradora local, “Belo Monte vem como um cavalo de Tróia, pois o que é alardeado pelo governo é que o projeto irá trazer desenvolvimento, mas isso não é verdade. Pelo contrário, não trará nenhum benefício para a população”, afirmou.

A frase de Lucinha, coordenadora do conselho tutelar de Altamira, resumiu bem o sentimento de todos aqueles que se preocupam com o que deverá acontecer com as famílias que estão sendo pressionadas a abandonar suas casas, em detrimento de um modelo equivocado de desenvolvimento: “Esta luta já se tornou uma luta de lágrimas, daqui a pouco será de sangue”.

Foi a primeira vez que eles atenderam ao pedido do movimento Xingu Vivo para Sempre para vir a região. O ministério público federal também acompanhou a visita. O procurador Cláudio Terre do Amaral falou que é importante visitas como esta de parlamentares para discutir o projeto Belo Monte . “Isso dá uma maior credibilidade ao trabalho realizado pelo MPF” disse.


Transamazônica. Os desafios de uma Rodovia esquecida

Enormes atoleiros, filas de caminhões e muita lama ao longo da rodovia federal BR 230, a Transamazônica. Nesta época é comum cenas como estas no trecho da estrada que liga o sul ao oeste do Pará. O problema é uma herança de mais de 40 anos. Desde que foi construída na década de 70 a rodovia federal nunca foi tratada pelos governos como prioridade. As deficiências na infraestrutura dificultam a trafegabilidade. Para se ter uma idéia na região entre Novo Repartimento e Pacajá, cerca de 140 quilômetros, caminhões estão levando até 7 dias para transpor os atoleiros. 
Trecho entre Novo Repartimento e Pacajá

Cargas perecíveis como frutas e verduras originadas do sul e sudeste do país, chegam aos supermercados de Altamira sem condições de serem consumidas. Outro grupo prejudicado são os passageiros que precisam do transporte de ônibus para chegar a capital ou cidades próximas. Na semana passada a única empresa cancelou a linha até o fim do período chuvoso ou se for feita a manutenção da via. Segundo o gerente da agência da Transbrasiliana em Altamira, Demivaldo Santos, é impossível colocar a nova frota de ônibus na estrada nesta época. “a empresa trocou a frota. É prejuízo colocar os carros nesta época. E quando chegar o verão que conforto os passageiros vão ter com ônibus desgastados”? disse. O gerente de supermercado, Fraldi Sousa conta que pelo menos 40% dos produtos que chegam tem que ser jogados fora por não apresentar condições de consumo. Os que sobram ficam com valor alterado, o que resulta na reclamação por parte do consumidor que paga mais caro pelo produto.

A rodovia Transamazônica começa no nordeste, em Cabedelo no Estado da Paraíba, e vai até Lábrea no Amazonas. São cerca de cinco mil quilômetros. Enquanto está no nordeste a BR 230 é asfaltada e alguns trechos com pista dupla, mas quando entra no Pará a rodovia se transforma em um imenso deserto. Parte da estrada na região de Altamira, Pacajá, Brasil Novo e Marabá já foi asfaltada mas nunca os trabalhos terminam o que acaba causando transtorno para quem precisa dela.




quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cadela da raça Pit Bull ataca criança de apenas cinco anos de idade em Altamira


Criança atacada pela cadela Pit Bull
 "eu tenho medo dele” foi a frase do garotinho de apenas cinco anos de idade que ainda assustado contou como foi o ataque da cadela da raça Pit Bull. O fato aconteceu nesta quinta-feira pela manhã. O animal pertence a uma vizinha da vítima. O caso revoltou os pais e amigos do menino, que conta que estava brincando em frente sua casa quando foi atacado. Fernanda Sousa mãe do menino estava transtornada com o incidente e mais ainda porque disse que procurou pelos proprietários do animal após o ocorrido e ninguém a atendeu. Após levar o filho para o hospital onde recebeu o atendimento médico, ela foi direto para a delegacia onde fez um boletim de ocorrência e pediu que providencias fossem tomadas para que novos episódios como o que aconteceu com seu filho não venham mais acontecer. “as autoridades tem que tomar providencias com esta cachorra. se não outras crianças lá da rua vão ser atacadas. Eu já tinha avisado” desabafou Fernanda.  
Naiza Carvalho dona da casa onde vive o cachorro disse que a cadela pertence a filha dela. Ela lamentou o que aconteceu e considera o caso o um fato isolado. Mas garantiu que vai ajudar em tudo que for necessário para a recuperação do garoto.
Mãe com a Criança vítima doPit Bull
A cadela estava solta correndo pelo quintal da residência brincando com um dos donos. Dona Naiza conta que tudo aconteceu muito rápido e que ela não estava em casa no momento do incidente.
A policia civil notificou a dono da cadela.  O menino atacado passa bem.


Quatro corpos encontrados em menos de uma duas semanas na região de Altamira

Em menos de duas semanas quatro pessoas foram encontradas mortas dentro de casa Em Altamira e Região. Na sexta–feira, 9 um homem foi achado por vizinhos pendurado por uma corda em um dos quartos da casa onde morava com a mulher e quatro filhos. José Leite da Silva de 43 anos cometeu suicídio e a família não sabe explicar o porque da atitude.  

Encontrado Morto Enforcado
Outro corpo encontrado foi o de João Alves dos Santos de 67 anos. Ele morava em uma vicinal há 20 quilômetros de Altamira dentro do município de Brasil novo. O idoso morava sozinho e ninguém na localidade soube informar o que teria acontecido.
Na tarde dessa terça-feira Lourenço Silveira, de 71 anos que morava sozinho foi encontrado morto dentro da sua casa, localizada na passagem 4, bairro jardim independente 1. Vizinhos acionaram a polícia e informaram que Lourenço tinha problemas de saúde e não saia de casa desde a manha do último domingo. Uma mulher que cuidava do idoso foi quem desconfiou que ele estava morto  e chamou a policia  militar.

O IML fez os primeiros procedimentos e deverá acompanhar as investigações sobre o ocorrido. Lourenço foi encontrado em cima da cama.  Ao lado dele tinha uma bíblia.  O aposentado não tinha parentes na região. O corpo foi removido por agentes de uma funerária local. E a causa morte só deverá ser divulgada em 10 dias.  

Vítima de Assasinato em Motel
O último caso de corpo encontrado foi na tarde de quarta-feira. Nestor Mourão Feitosa, 57 anos. Nestor trabalhava e morava na zona rural. Ele foi encontrado no quarto de um hotel da cidade por uma camareira. A vítima estava acompanhada de outro homem e pediram para ficar no quarto apenas uma hora. Quando acabou o tempo a camareira resolveu ir até o quarto e chamou pelos hóspedes. Foi então que ela se deparou com Nestor já morto.
A camareira que não quis ter o nome identificado disse que por causa da máquina de lavar estar ligada, ela não conseguiu ouvir nenhum barulho. Os peritos do instituto Renato Chaves acreditam na hipótese de a vítima ter sido asfixiada. No travesseiro encontrado na cama, foi constatada uma mancha que será analisa no IML. 
Acusado de Matar Idoso em Motel de Altamira
Em Uma rápida investigação a Polícia Militar conseguiu chegar ao principal suspeito na quinta-feira. Alexandro Ferreira da Silva de 19 anos. O acusado negou qualquer envolvimento no crime. Disse que apenas acompanhou o idoso até o dormitório, porque ele tinha marcado um encontro com uma mulher.
Apesar de negar envolvimento, Alexandro foi reconhecido por um taxista, que também compareceu á delegacia para prestar esclarecimentos. Ele confirmou que levou a vitima e Alexandro até dormitório e que não havia nenhuma mulher. Alexandro está preso e vai aguardar o término das investigações.

Aluno ameaça professora em escola pública de Altamira

Impulsionado pelo massacre no rio de janeiro na última semana que chocou o país, um aluno da escola de ensino fundamental João Rodrigues em Altamira ameaçou a diretora da instituição de morte. Jackson Félix de 23 anos chegou a delegacia no início da noite de sexta-feira. O jovem de poucas palavras aparentava tranqüilidade e não reagiu a detenção. De acordo com a professora, que também é diretora da escola, ele a teria ameaçado de morte dentro da sala de aula. A confusão começou depois que o aluno foi questionado sobre a falta de uniforme escolar. Incomodado com as perguntas o rapaz teria sido grosseiro e ameaçador, contou a professora que não quis seu nome divulgado. Ela também disse que o aluno é problemático, e desde que assumiu a escola a pouco tempo, o rapaz costuma causar problemas com professores e colegas. Desde a 5ª série no mesmo colégio, Jackson nunca aceitou seguir regras, principalmente aquelas relacionadas a bom comportamento dentro e principalmente fora da sala de aula.

Jackson Félix (ameaçou a diretora da escola onde estuda)
Jackson foi acusado de ter comentado que iria fazer na escola o mesmo que Wellington Menezes fez em Realengo na quinta-feira passadas. E chegou se dirigir para a professora com as ameaças. Ao ser interrogado pelo delegado de plantão ele se defendeu das acusações e disse que tudo não tinha passado de uma brincadeira e que foi um mau entendido da diretora.

Essa não é a primeira vez que casos de violência são registrados em escolas de Altamira. Em dezembro do ano passado uma mãe pediu ajuda ao conselho tutelar depois que a filha passou a ser ameaçada e perseguida por alunos da própria escola.

Outro incidente aconteceu em frente uma escola pública da cidade . Um jovem tentava deixar o prédio quando foi abordado e ameaçado por outros alunos. Todos os casos foram denunciados pelo conselho tutelar ao ministério público, mas até agora nenhuma ação de combate a violência nas escolas foi realmente implementada no município. A secretaria de educação diz que alguns casos são desconhecidos e por isso não se pode tomar as providencias necessárias, quanto aos fatos que vem a tona, estes estão sendo apurados.


Morador de Rua vítima de violência em Altamira






Morador de Rua Espancado
Com o crescimento desenfreado de Altamira nos últimos meses, cresce também o número de delitos nas ruas da cidade. A violência parece não ter mais volta e qualquer pessoa pode ser vítima de bandos armados e prontos para agir até mesmo em plena luz do dia. Nem mesmo moradores de rua tem sido poupados da onda de violência. Um senhor que perambula foi agredido por dois homens. O morador de nome pré nome Sebastião contou que os rapazes queriam dinheiro, mas quando ele disse que não tinha, sofreu as agressões. Sebastião teve ferimentos graves no rosto e em um dos olhos. Os autores do linchamento fugiram do local quando populares se aproximaram para livrar a vítima. O corpo de bombeiros foi acionado e encaminharam o homem para o hospital municipal. Felizmente ele passa bem e não corre risco de morte.
Morador de Rua Espancado Por Vândalos

O episódio lembra meses atrás quando uma mulher também moradora de rua foi queimada. Os autores que queriam manter relação sexual com ela. Como não conseguiram atearam fogo em suas roupas. Populares também ajudaram a socorrer a vítima. Quanto aos acusados ele não foram localizados pela polícia que chegou fazer rondas mas sem êxito.



Norte Energia entrega viaturas e equipamentos ao Demutran e Guarda Municipal de Altamira

20 Motocicletas para Guarda e Demutran
Estão em ritmo acelerado as obras referentes às condicionantes socioambientais da uhe belo monte nos municípios do entorno da barragem, e promovidas pela norte energia. Apesar das fortes chuvas do mês de março, as obras não foram iterrompidas. Com a chegada de belo monte, a população poderá contar com mudanças na infraestrutura, educação e saúde, além de desfrutar de mais acesso e qualidade nos serviços prestados à comunidade.


caminhonetes do Demutran
O acordo entre a empresa ganhadora do leilão, a Norte Energia, também prevê o investimento em mão de obra, equipamentos e viaturas. Exemplo disso foi a entrega ao demutran e guarda municipal de altamira de 20 motocicletas, 4 caminhonetes, um micro ônibus, dois caminhões guincho e um caminhão sinalizador, que vai fazer a pintura e manutenção da sinalização horizontal nas ruas e avenidas da cidade. Além disso 100 aparelhos de rádios comunicadores, computadores entre outros equipamentos importante para a prestação de serviços desses órgãos. José de moraes diretor do demutran disse que o momento era aguardado com muita expectativa e que a população vai ganhar. Isso porque hoje com a deficiencia de carros e equipamentos os acidentes de trânsito acabam a contecendo commais frequencia.

A norte energia esteve representada pelo superintendente fundiário e relocação Ronaldo Crusco. Ele disse emocionado sobre as primeiras conquistas em benefício do povo, e lembrou a importância do momento para todos os envolvidos no processo. “esse é o nosso compromisso e outras entregas virão” afirmou. Ele lembrou os caminhos percorridos até chegar neste momento, e emocionado agradeceu a confiança do povo depositada na empresa Norte Energia.
 

Equipamentos para Guarda Municipal e Demutran
 O valor chegou a mais de um milhão e trezentos mil reais entre equipamentos e veículos. A prefeita do município estava satisfeita com a resposta rápida da norte energia às solicitações feitas e disse que vai continuar cobrando as condicionantes para infra estrutura, saúde, educação entr outras necessidades do município.





Presos dois rapazes acusados de vários homicídios em Altamira

Mega Operação PM e Polícia Civil
Na tarde da última terça-feira uma operação conjunta das polícias militar e civil conseguiu prender dois rapazes. Alessandro Martins de 21 anos e Jeferson morais de 20 estavam em uma chácara há 3 quilômetros do centro de Altamira. Os dois vinham causando terror na região e são acusados de vários homicídios ocorridos nos últimos meses, além de assaltos a mão armada em comércios e saidinhas de agências bancárias. Eles estavam na companhia de duas mulheres, segundo a polícia namoradas, que também foram detidas.
(acusados) Jeferson e Alessandro
A polícia ainda encontrou no local duas motocicletas que verificada a situação junto ao sistema de ocorrências registradas foi constatado que são fruto de roubo. Com eles também estava uma arma revólver calibre 38 com cinco munições. Uma das motocicletas tinha sido levada da frente de uma residência um dia antes da prisão. As vítimas foram até a delegacia e reconheceram o veículo
Alessandro e Jeferson teriam sido os autores dos disparos que vitimou Bianca Silva Pereira de apenas 15 anos e seu esposo Rogério da Silva em Março desse ano. Contra a dupla ainda pesa a execução de Edivan Dias da Silva de 48 anos, conhecido por manga rosa. O crime aconteceu no dia 7 desse mês em um bar. Na fuga os assassinos deixaram para trás parte da carenagem da moto e que foi guardada pela perícia. Na prisão deles foi verificado que faltava realmente os mesmos pedaços em uma das motocicletas deixando claro para a polícia a participação direta deles no homicídio.
Alessandro é sobrinho da vítima, o manga rosa. De poucas palavras ele negou qualquer envolvimento na execução. Jeferson também não afirmou nenhuma das acusações.  A polícia agora vai continuar a investigação para saber se existe participação de outras pessoas nos crimes.
Os dois foram encaminhados para o presídio onde aguardará julgamento. eles vão responder por homicídio



quarta-feira, 13 de abril de 2011

Quase uma tonelada e meia de queijos apreendidos em Brasil Novo


Agente da Adepará

Quase uma tonelada e meia de queijos apreendidos. A operação foi concentrada dentro do município de Brasil Novo, há 45 quilômetros de Altamira, oeste do Pará. A denúncia partiu de um empresário de laticínio regularizado e que disse ter gastado um valor considerável para fazer a legalização junto aos órgãos fiscalizadores, mas que na hora de vender o produto perdia no preço. De acordo com ele o valor de mercado oferecido pelos outros, considerados clandestinos, estava prejudicando seu fornecimento na região. A denúncia foi feita ao ministério público estadual que através de sua representante, a promotora Lorena de Moura Barbosa, investigou e ordenou a fiscalização.

A equipe da Adepará que foi autorizada fazer a fiscalização teve o apoio das polícias militar e civil na fiscalização. Em um sítio o proprietário foi notificado após apresentar o local onde eram fabricados os queijos. Os fiscais encontraram um barraco de madeira sem nenhum processo de higienização. Na maioria dos casos o queijo é fabricado de forma artesanal e armazenado em caixas que ficam abertas, expostas a insetos, colocando em risco a saúde pública. O dono disse que já tinha pensado em parar de fabricar mas, que o dinheiro extra com a venda ajuda na compra de comida e produtos para o gado. Quanto a regularização seu José calixto disse: “é muito difícil e agente que é pequeno não consegue. Nós não tem apoio” afirmou.

Ao todo 6 laticínios irregulares foram fiscalizados e lacrados por não apresentar a licença para o funcionamento. Em uma das empresas o queijo era colocado em embalagens que possui o SIF, Sistema de Inspeção Federal e com CNPJ do Estado de Goiás. Outra irregularidade detectada era de que boa parte do queijo fabricado é comercializado no Amapá. Há cerca de quatro meses queijos com origem de laticínios de Brasil Novo foram encontrados dentro de um barco que faz Linha para Macapá. Na época o proprietário não apareceu e todo o produto foi destruído.
Produto Apreendido em Brasil Novo
Quanto as fiscalizações o gerente regional da Adepará, Jefferson de Oliveira afirmou que o órgão vai continuar de olho neste tipo de ilegalidade. A multa para esse tipo de ilegalidade chega a um salário mínimo mais interdição do estabelecimento como aconteceu em tosdos os casos fiscalizados.



quarta-feira, 6 de abril de 2011

ARNOLD SCHWARZENEGGER E JAMES CAMERON VIVSITAM ALTAMIRA






O JATINHO TRAZENDO A COMITIVA DO ASTRO AMERICANO POUSOU NO AEROPORTO DE ALTAMIRA NA MANHÃ DESSA QUARTA-FEIRA. ARNOLD SCHWARZENEGGER ACOMPANHADO DO DIRETOR JAMES CAMERON DERAM AUTÓGRAFOS E TIRARAM FOTOS COM FUNCIONÁRIOS DO AEROPORTO. ARNOLD VEIO VER DE PERTO E SABER MAIS SOBRE O MEGA PROJETO HIDRELÉTRICO PREVISTO PARA SER IMPLANTADO NO RIO XINGU. A BARRAGEM DE BELO MONTE. EM ENTREVISTA EXCLUSIVA A REDE TV SCHWARZENEGGER (ELOGIOU A AMAZÔNIA DIZENDO DA DIVERSIDADE DA FLORA E FAUNA QUE É FANTÁSTICA, E DESTACOU QUE O OBJETIVO PRINCIPAL DA VISITA É CONHECER ONDE SERÁ A IMPLANTAÇÃO DA BARRAGEM DE BELO MONTE).

JAMES CAMERON DISSE QUE ARNOLD É MUITO SEU AMIGO E QUE ELE TEM OUTROS VÁRIOS. E AFIRMOU QUE SEMPRE QUE PUDER VAI ESTAR TRAZENDO OUTROS ARTISTAS A ESTAS VISITAS. 

ARNOLD FICOU CERCA DE TRINTA MINUTOS EM SOLO E DEPOIS EMBARCOU EM OUTRA AERONAVE. ELE PASSOU TODO O DIA VISITANDO ALDEIAS INDÍGENAS DA VOLTA GRANDE, E O LOCAL ONDE ESTÁ PREVISTO O BARRAMENTO DO RIO.

O ATOR RETORNOU NO FINAL DA TARDE PARA ALTAMIRA E LOGO DEPOIS VIAJOU PARA MANAUS ONDE FEZ UMA PALESTRA NO 2º FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.        
LEIA NA ÍTEGRA A ENTREVISTA DADA COM EXCLUSIVIDADE A REDE TV

ENTREVISTA COM JAMES E ARNOLD:
(ARNOLD DIZ QUE OS REPÓRTERES PODEM FAZER AS PERGUNTAS EM NOSSO IDIOMA (PORTUGUÊS)
PERGUNTA SOBRE AS RAZÕES QUE OS TROUXERAM A ESSA REGIÃO, QUAL A AGENDA OU PROGRAMAÇÃO DELES AQUI:
JAMES  _ NÓS ESTAMOS REALIZANDO ALGUMAS “EXPEDIÇÕES” A VILAREJOS INDÍGENAS, PARA CONHECER E REENCONTRAR ALGUNS AMIGOS E APRESENTAR ARNOLD ÀS LIDERANÇAS INDÍGENAS DA VOLTA GRANDE DO RIO XINGU, TAMBÉM PARA QUE ELE CONHEÇA SEUS COSTUMES QUE EU CONHECI EM MINHA  EXCELENTE VIAGEM ANTERIOR, PARA TAMBÉM ENTENDER MAIS O QUE ACONTECERÁ POR AQUI,
ARNOLD:_ VIEMOS DE UMA RÁPIDA ESTADA EM MANAUS, PARA FALAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO, DISCUSSÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE, E SOBRE COMO PROTEGER O MEIO AMBIENTE, POIS EM TODOS OS CANTOS DO MUNDO OUÇO COISAS BOAS E ALGUMAS NÃO TÃO CERTAS SOBRE MANAUS E PERCEBI O GRANDE POTENCIAL ENERGÉTICO DO NORTE, DE UMA GRANDE CIDADE. JAMES JÁ FEZ ESSA VIAGEM ANTES E MOSTROU-SE FASCINADO E ME CONTOU SOBRE TODAS AS COISAS QUE VIVENCIOU E QUE VEM ACONTECENDO AQUI, E PARA MIM É MUITO INTERESSANTE CONHECER E ESTAR VENDO ALGO SOBRE ESTA BELA E MONUMENTAL FLORESTA E DIFUNDIR MEIOS PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE, QUE TAMBÉM É MUITO FAMOSA NA CALIFÓRNIA. NA CALIFÓRNIA TEMOS UM MOVIMENTO MAIOR DE REFLORESTAMENTO E BEM COMO OS MAIS DIFERENTES ESTADOS BRASILEIROS, ACREDITO QUE ESTA É UMA GRANDIOSA RAZÃO, UMA RAZÃO NOBRE PARA ESTARMOS VISITANDO ESTE BELO LUGAR, A ESTA GRANDIOSA FLORESTA.
PERGUNTA SOBRE O QUE ELE ESTÁ ACHANDO DA REGIÃO AO VISITÁ-LA PELA PRIMEIRA VEZ:
ARNOLD:_ SIM, É A MINHA PRIMEIRA VEZ AQUI, MAS NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE EU VENHO AO BRASIL, JÁ VIM AO BRASIL DIVERSAS VEZES, TIVE A OPORTUNIDADE DE VIR AO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO E TAMBÉM PARA PROMOVER OS MEUS FILMES, MAS ESSA É A PRIMEIRA VEZ QUE EU VENHO AQUI NUNCA ENTREI NO INTERIOR DA FLORESTA, COM O PROPÓSITO DE TRAZER PROPOSTAS DE DESENVOLVIMENTO, DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO, COM A ABERTURA (A POSSIBILIDADE) DE PRODUZIR ENERGIA VERDE LIMPA PARA O MUNDO.
ARNOLD:- ESTÁ CERTO, JAMES É O GRANDE RESPONSÁVEL PELA MINHA VINDA, JUSTAMENTE PORQUE ELE VEM SE TORNANDO UM VERDADEIRO EXPLORADOR E DESCOBRIDOR DE NOVAS ALTERNATIVAS.
JAMES: _ É UMA OUTRA INTERESSANTE EXPEDIÇÃO E A CADA VEZ ME ENCANTO MAIS. CERTO, OBRIGADO.


Encontrado o corpo de Comerciante assassinado em Altamira

Ricardo Rodrigues de Souza tinha 46 anos e estava desaparecido desde a última quinta-feira. A família em desespero buscava informações que pudessem levar a algum lugar. No sábado pela manhã, populares encontraram o corpo dele dentro do mato à margem da rodovia Transamazônica, há 30 quilômetros de Altamira no sentido ao município de Brasil novo.


O corpo do comerciante só foi encontrado por causa da grande quantidade de urubus ao redor e um mau cheiro diferente. A polícia foi acionada para ir ao local e junto com o instituto médico legal que fez os procedimentos removendo o corpo para os exames de necropsia. Souza, como era conhecido na cidade, estava coberto por galhas e sem roupas.

A polícia acredita se tratar de latrocínio, roubo seguido de morte. Ricardo estava com um cinto ao redor do pescoço, o que aponta enforcamento, segundo os peritos do IML.  O carro da vitima foi levado e quanto ao suspeito de cometer o homicídio a polícia também já tem informações sobre ele. Trata-se de Marcos da Silva de 19 anos, que trabalhava em um posto de lavagem em Altamira e sempre cuidava da limpeza do carro do empresário.

Peritos do CPC Renato Chaves fizeram a perícia minuciosa no local do crime e em seguida o corpo foi levado para o IML sob olhares de parentes ainda chocados com o que tinha acontecido.  Ninguém da família quis dar muita explicação sobre o que aconteceu, apenas afirmaram que a vítima tinha total confiança em Marcos, o principal suspeito de matar Ricardo. A policia civil de Altamira está trabalhando em parceria com a policia militar do estado do Mato Grosso para onde Marcos fugiu. O  carro roubado ainda não foi localizado.


Ricardo Souza (vítima)

Traficantes são presos em Porto de Moz

João Carlos Brito Batista, de 20 anos e Fábio da Silva Vieira de 25 foram pegos com 530 gramas em trouxinhas de crack, celulares, e uma quantidade em dinheiro que tem origem da comercialização do entorpecente. A droga foi localizada pela polícia militar da companhia de Porto de Moz dentro de uma residência.
Acusados de Tráfico

De acordo com informações do soldado Lobato que participou da operação, a polícia recebeu uma denúncia anônima e conseguiu chegar a tempo até os traficantes, que conseguiam a droga em Altamira e levavam para Porto de Moz. O flagrante foi por volta de uma e meia da manhã de segunda-feira, nesta terça, os acusados foram transferidos para a superintendência regional da polícia civil em Altamira, isso porque em Porto de Moz está sem delegacia. João Carlos e Fábio Vieira que estavam escoltados foram entregues a Susipe. Eles serão transferidos para o presídio regional ainda nesta quarta-feira.

Os traficantes negaram que estivessem comercializando os produtos. Os dois já têm passagens pela polícia também por tráfico. Eles estão à disposição da justiça e vão responder por Associação ao tráfico e tráfico de drogas.

Porto de Moz é município com quase 40 mil habitantes. Uma infra estrutura ainda deficiente. No setor de segurança pública uma preocupação. A cidade não possui delegacia de polícia e ás vezes os detentos têm que ficar presos na sede do conselho tutelar do município, o que dificulta o trabalho da polícia militar. O delegado que atua em Porto de Moz é o mesmo que presta serviços em Senador José Porfírio que fica há pelo menos duas horas de barco. Todos os flagrantes feitos são encaminhados para Altamira, o que leva cerca de cinco horas para a transferência.