segunda-feira, 18 de abril de 2011

Deputado Edimilson Rodrigues e Senadora Marinor Brito visitam Altamira


Durante o sábado, 16, o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSol) e a Senadora Marinor Brito do mesmo partido, fizeram uma visita a região de Altamira. Os parlamentares visitaram áreas que serão alagadas com a construção da usina de Belo Monte no Rio Xingu. Eles também participaram de uma audiência pública na casa da cultura.
Visita as áreas alagadas

Durante o evento as autoridades conversaram com ribeirinhos, moradores das áreas atingidas pelas enchentes nesta época do ano, lideranças populares da região entre outras atividades.  De acordo com o deputado o que se percebe é que ainda a população não foi informada sobre o mega projeto hidrelétrico e muito menos convidada a participar do debate. “Muitas pessoas, aqui, só ouviram falar sobre Belo Monte pela televisão, o que prova exatamente aquilo que vemos falando que a população atingida está sendo deixada de fora do projeto e serão as maiores vítimas”, disse o deputado.

Edmilson destacou que a expectativa é de que cerca de 120 mil pessoas migrem para Altamira, atraídas pelo projeto. “Ocorre que, atualmente, já existem cerca de 20 mil desempregados no município e com a vinda desse ‘exército’ de pessoas, haverá um número ainda maior de desempregados na região”, destacou o deputado.

Marinor Brito também preocupada com o empreendimento disse que é preciso debater mais sobre o assunto. Que os povos indígenas e moradores dessa região não podem maias ficar na ignorância sem saber o que realmente é o projeto e o que ele vai causar de impactos na vida dessa gente “o governo tem que ser verdadeiro com esse povo” disse a senadora.

Antônia Melo, do Movimento Xingu Vivo para Sempre, fez um apelo para que as famílias não assinem os papéis cedendo suas casas e exijam seus direitos. “Estão invadindo nossas vidas e não podemos aceitar isso. Temos que ir ao Ministério Público e à justiça”, disse.

Para Sônia Abreu, professora da UFPA e moradora local, “Belo Monte vem como um cavalo de Tróia, pois o que é alardeado pelo governo é que o projeto irá trazer desenvolvimento, mas isso não é verdade. Pelo contrário, não trará nenhum benefício para a população”, afirmou.

A frase de Lucinha, coordenadora do conselho tutelar de Altamira, resumiu bem o sentimento de todos aqueles que se preocupam com o que deverá acontecer com as famílias que estão sendo pressionadas a abandonar suas casas, em detrimento de um modelo equivocado de desenvolvimento: “Esta luta já se tornou uma luta de lágrimas, daqui a pouco será de sangue”.

Foi a primeira vez que eles atenderam ao pedido do movimento Xingu Vivo para Sempre para vir a região. O ministério público federal também acompanhou a visita. O procurador Cláudio Terre do Amaral falou que é importante visitas como esta de parlamentares para discutir o projeto Belo Monte . “Isso dá uma maior credibilidade ao trabalho realizado pelo MPF” disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário