O agricultor Elias Lima da Silva tem 74 anos e não tem nenhum documento. Não tinha, porque ele está entre as milhares de pessoas que nesta quarta-feira já foram beneficiadas pelo Ação Cidadania Xingu. “eu não gosto de cidade e por isso nunca fui num cartório” disse. O projeto é uma parceira dos governos federal com parceria dos governos estadual e municipal. Dona Regina Albuquerque perdeu o RG há quatro meses e não estava conseguindo tirar a segunda via. “agente tem que ir pra delegacia de madrugada e eu tenho dois filhos pequenos por isso não tirei” afirmou ela cobrando do governo mais ações como esta para ajudar a população.
Não só identidades estão sendo tiradas, mas títulos de eleitor, carteira de trabalho, CPF e segundas vias de certidões de nascimento. De acordo com dados do governo, somente na região de Altamira o volume de sub-registro é maior que o de todo o estado de Santa Catarina. O governo constatou que juntando Altamira e mais dois municípios próximos, Gurupá e Porto de Moz, o volume de sub-registro ultrapassa o dos três estados da Região Sul. A Operação Cidadania Xingu foi montada pelo governo para fazer frente aos impactos regionais da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
A operação cidadania Xingu está acontecendo na escola Polivalente de Altamira. Como estava previsto o projeto iria acontecer nesta quarta e quinta-feira, mas por causa da grande demanda foi prorrogada até sexta-feira dia 5, sempre das 8h às 18h.
Além da retirada de documentações o povo conta também com atendimento médico, odontológico e exames importantes com resultados que saem no máximo até duas horas. Exames como PCCU e sífilis para as mulheres gestantes, HIV, Baciloscopia da tuberculose, teste de hepatite B e C para pessoas acima de 14 anos de idade.
Ações como corte de cabelo, distribuição de mudas de plantas com parceria do BASA, artesanato, serviços de saúde também estão inseridos na operação Cidadania Xingu. Só neste primeiro dia os organizadores dizem ter atendido aproximadamente 2,5 mil pessoas, número bem acima do esperado. O evento ainda recebeu a visita dois ministros de estado. O de desenvolvimento agrário, Afonso Florêncio e da pesca Luís Sérgio que vieram ver de perto a movimentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário